Quais as características da secreção mamilar na suspeita de câncer de mama?

A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, comumente indolor, duro e irregular, aderido a planos profundos. Outros sinais de câncer de mama são coloração avermelhada da pele da mama, edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor ou inversão no mamilo, descamação ou ulceração do mamilo, presença de linfonodos.

Na suspeita de CA de mama por qualquer pessoa da comunidade ou da equipe de saúde, deve encaminhar o usuário para avaliação com o médico da Unidade que definirá se cabem outras providências diagnósticas na atenção primária ou se deve encaminhar à referência em Saúde da Mulher, seguindo os fluxos locais. COMPLEMENTAÇÃO O rastreamento (busca da doença antes de apresentar qualquer sintoma) preconizado pelo SUS é realizado com a mamografia para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Em mulheres com idade entre 40 e 49 anos, que apresentam história de câncer de mama em familiar de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) conversar sobre os riscos e benefícios relacionados ao rastreamento. Se a mulher considerar que os benefícios suplantam os riscos, realizar rastreamento bienal com mamografia.