Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose?

Artrite é um termo usado para descrever diversas doenças que causam danos às articulações do corpo.
A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril.
Já a osteoporose é uma patologia que afeta os ossos, fazendo com que eles fiquem mais fracos. É mais comum em idosos, quando o organismo se torna menos capaz de substituir o osso comprometido. Células especiais dentro dos ossos não conseguem mais “quebrar” o osso velho e renová-lo, transformando-o em osso saudável e denso.
Ossos saudáveis são muito densos, mas possuem naturalmente pequenos espaços no seu interior. Nos ossos afetados pela osteoporose, os espaços são maiores, fazendo com que os ossos fiquem menos resistentes.
Quando ficamos mais velhos, também perdemos massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais “finos”, frágeis e com maior chance de sofrer fraturas – principalmente os ossos da coluna, dos punhos e do quadril.
A osteoporose geralmente não causa dor, a menos que provoque fraturas. As que ocorrem na coluna são as que mais comumente causam dor.