Quais as principais recomendações para atividades educativas de prevenção e promoção da saúde do homem na comunidade?

O novembro azul é o mês utilizado por algumas entidades organizacionais para ressaltar o dia internacional do homem, 19 de novembro, quando são realizadas ações de promoção da saúde entre homens, traduzindo um longo anseio da sociedade em reconhecer os agravos do sexo masculino que se constituem em verdadeiros problemas de saúde pública (1).
No Brasil a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica e com as estratégias de humanização em saúde, e em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde (1).
Neste período voltado a promover atividades da saúde do homem é uma boa oportunidade para que a equipe de saúde oriente os homens da sua comunidade a procurar a Unidade de Saúde para prevenir e tratar doenças como pressão alta, alteração do colesterol, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, infarto, derrame, problemas respiratórios, câncer, uso de álcool, tabaco e outras drogas, entre outras demandas. Orientar sobre a paternidade responsável, estimulando para que ele participe do pré-natal, do parto, do pós-parto e nas visitas ao pediatra e na criação dos filhos (2).
Na abordagem do câncer de próstata, um cuidado a ser tomado é com o rastreamento do câncer de próstata (exame toque retal e PSA). Entretanto, os exames não são recomendados aos homens como uma forma de prevenção, em consonância com as evidências científicas que demostram que não há resultados significativos na utilização desses exames para o rastreamento do câncer de próstata. Portanto, a organização de ações de rastreamento para o câncer da próstata não é recomendada (3).
Para a prevenção do câncer de próstata é importante incentivar ao homem a procurar a unidade de saúde se apresentar sintomas urinários como dor, sangue na urina e dificuldades no ato urinário.
Homens que demandem espontaneamente a realização do exame de rastreamento devem ser informados por seus médicos sobre os riscos e benefícios associados a essa prática e, posteriormente, definirem em conjunto com a equipe de saúde pela realização ou não do rastreamento (4).

Atributos APS Para um trabalho de sucesso no novembro azul é importante que todos da equipe de saúde participem do planejamento das ações promoção e prevenção da saúde. Essas ações devem estimular os homens a cuidar-se e a buscar uma vida mais saudável, enfrentando principalmente o alcoolismo, o tabagismo, a hipertensão e a obesidade. Deve-se também buscar estratégias para um melhor acolhimento aos homens (2).