Quais complicações a Covid-19 pode trazer para gestantes?

Um estudo(3) evidenciou o aborto espontâneo, ruptura prematura de membranas, restrição de crescimento intrauterino, sofrimento fetal e o trabalho de parto/parto prematuro como possíveis complicações que podem aparecer durante a gestação. O mesmo estudo não encontrou evidências sobre a transmissão vertical (líquido amniótico, leite materno) ou transplacentária.

Em um relatório emitido pelo CDC(4)realizado com gestante e mulheres não grávidas em idade reprodutiva, as mulheres grávidas tiveram maior taxa de internação em unidade de terapia intensiva, bem como maior necessidade de ventilação invasiva e maiores taxas de óbitos quando comparadas às não grávidas. Portanto, é fundamental que mulheres grávidas e seus familiares sigam as medidas de prevenção, incluindo o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

A Covid-19 é uma doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem apresentado maior risco para gravidade em portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, entre outros. O Ministério da Saúde brasileiro ampliou esse grupo de alto risco de gravidade, incluindo gestantes, puérperas e mulheres após aborto devido a imunidade e a baixa tolerância à hipóxia (diminuição do oxigênio)(1,2). Neste contexto, é fundamental que a atenção primária em saúde realize o acompanhamento de todas as gestantes de seu território, garantindo a realização de todos os exames necessários, bem como vacinação e suplementação. O rastreamento de casos de Covid-19 e monitoramento de contatos relacionados a gestantes também não podem ser negligenciados. Embora existam evidências epidemiológicas sugerindo que mulheres grávidas têm maior risco de doenças graves e morte por infecções virais durante pandemias, não há evidências de que a gravidez aumente as chances de contrair o SARS-CoV-2(1). No entanto, ainda são necessários mais estudos sobre o assunto para conhecer quais são todos os riscos que podem envolver gestantes e recém-nascidos.