Quais condutas para imunização de adulto sem cicatriz vacinal de BCG, sem registro de vacinação prévia e que não é contato intradomiciliar de tuberculose ou hanseníase?

A vacina BCG somente protege contra as formas mais graves de tuberculose que acometem a criança. Para quem não tomou a vacina e já é adulto, não se recomendada esta vacinação.
Segundo o Manual de Vacinação do Ministério da Saúde do Brasil a vacina BCG tem duas indicações:

  1. crianças até 5 anos (devem ser vacinadas o mais cedo possível);
  2. contatos intra domiciliares de pacientes com hanseníase.

Além disso, sabe-se que após 10 anos da vacinação o efeito protetivo desta vacina é praticamente nulo e, portanto, todos os adultos encontram-se “desprotegidos”. O principal benefício da vacina é o de proteger contra formas graves de tuberculose em crianças (TB disseminada e meningite tuberculosa). Ademais, os efeitos adversos da vacinação em adultos parecem ser mais exuberantes.
Portanto, não há indicação de se vacinar todos os adultos não imunizados pela BCG.
A vacina BCG faz parte do calendário de vacinação e aplicada no primeiro mês de vida.
O uso da vacina BCG em indivíduos susceptíveis à hanseníase parece ser capaz de oferecer alguma proteção, podendo ser uma opção na prevenção primária da doença. Nesse caso, o primeiro passo será fazer o PPD, um teste que serve para dizer se já houve um contato prévio com a doença. A vacina é indicada no caso do PPD negativo. Do contrário, a vacinação é desnecessária.
É importante lembrar que a BCG possui efeitos adversos desagradáveis e sua aplicação é contraindicada em indivíduos imunocomprometidos e/ou alérgicos aos componentes da vacina.

Atributo APS: Acesso à atenção primária sem barreiras, principalmente através do acolhimento a demanda espontânea,  pois facilita que todos os bebês recebam as vacinas recomendadas pelo calendário. SOF relacionadas:
  1. Em pacientes suscetíveis o uso da vacina BCG contribui na prevenção primária da hanseníase?
  2. Qual conduta em relação aos contatos de hanseníase que já tem cicatriz de BCG?