Quais os riscos do fechamento precoce da fontanela bregma?

O intervalo normal de fechamento da fontanela anterior (bregma) é muito variável assim como seu tamanho. A média de fechamento é de 13,8 meses, entretanto com 3 meses de idade 1% das crianças já estarão com sua fontanela anterior fechada e sem nenhuma alteração óssea ou neurológica.
Crianças que apresentem fechamento de fontanela tão cedo quanto 3 meses devem ter o perímetro cefálico cuidadosamente monitorado para se diagnosticar precocemente a microcefalia. Crianças com perímetro cefálico que não evoluem conforme a curva normal de crescimento devem ser imediatamente encaminhadas para serviço de neuropediatria.
Todas as crianças devem ter consultas de puericultura desde o nascimento onde são realizadas as medidas de peso, estatura, perímetro cefálico e desenvolvimento neuro-psico-motor. Todos os dados devem ser adequadamente registrados em prontuário e comparado ao longo das consultas.
O intervalo entre as consultas não está bem estabelecido mas alguns serviços de atenção primária realizam estas consultas mensalmente nos primeiros meses de vida e a intervalos trimestrais depois dos 6 meses para crianças sem suspeitas de anormalidades.