Quais os sintomas da depressão pós parto?

| 5 julho 2016 | ID: sofs-23902
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Recorte Temático:

A depressão pós parto pode ser ocasionada por diferentes condições associadas as mudanças na condição de vida da mulher no processo de gestação/parto/puerpério e hormonais características da gravidez. Os sintomas da depressão pós parto são: choro sem causa aparente, rigidez emocional, sentimentos de desesperança ou pensamentos e fantasias aterrorizantes, preocupação desmedida com o recém nascido, tristeza profunda, pensamentos de morte, crises de ansiedade e/ou pânico, sentimento de inadequação, comportamento inadequado em relação ao bebê e aos demais membros da família, insônia ou hipersonia.
Independente da causa ou dos sintomas trata-se de uma condição psiquiátrica que deve ser tratada como tal em articulação com os profissionais da área da saúde da mulher e da criança, visto que existe a necessidade de preservar o binômio mãe/bebê. Nos casos graves a paciente pode ter necessidade de ser medicada com psicotrópicos e/ou antidepressivos e deve-se observar a viabilidade ou não da amamentação do bebê e o desmame precoce. A depressão pós parto pode ser um quadro agudo bem localizado na condição de vida da paciente ou se prolongar e tornar-se uma condição crônica. Cada caso é um caso e deve ser visto dessa forma. O trabalho em equipe é fundamental nessa condição


Bibliografia Selecionada:

  1. CANADIAN HEALTH ASSOCIATION. BRITISH COLUMBIA DIVISION. Tips for supporting a friend or family member with a mental illness. 2013. (Info Sheet). Disponível em: <http://www.heretohelp.bc.ca/sites/default/files/supporting-a-friend-or-family-member-with-a-mental-illness.pdf>. Acesso em: 08 jun 2016.

 

SOF Relacionada:

Como o Agente Comunitário da Saúde pode identificar sinais de depressão pós-parto?