Quais os valores de referência para glicosúria?

No exame quantitativo de urina coletada ao acaso, o valor de referência da glicose é menor que 30mg/dl(2). Habitualmente é indetectável(1). A glicosúria só ocorre quando os níveis de glicemia atingem 180 a 200mg/dl. Geralmente, decorre do diabetes mellitus, mas pode ocorrer em outras situações, como dietas ricas em glicose antes da coleta, uso parenteral de glicose, glicosúria renal, diabetes insipidus nefrogênico, feocromocitoma, pancreatite aguda, hipertireoidismo, acromegalia e síndrome de Cushing(2).

A correlação entre a intensidade da glicosúria e os valores estimados da glicose depende do teste utilizado, por isso, os valores de referência que acompanham o exame, devem ser sempre verificados. Abaixo seguem os valores estimados de glicose conforme a pontuação em “+ “ de um teste semiquantitativo de glicosúria(3):

Traços: < 100 mg/dl

+: < 250 mg/dl

++: < 500 mg/dl

+++: < 1000 mg/dl

++++: >2000mg/dl

Bibliografia Selecionada

1. Gusso G, Lopes JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre, Artmed, 2019. 2. Motta VT. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5ª. ed. Rio de Janeiro, MedBook, 2009. 3. Mundr LA. Exame de urina e de fluidos corporais de Graff. 2ª. ed- Porto Alegre: Artmed, 2012.