Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?

O Agente Comunitário de Saúde deve, primeiramente, identificar trabalhadores e famílias com risco de exposição aos agrotóxicos na sua micro área. Necessita também trabalhar em cooperação com a vigilância sanitária, comunicando imediatamente situações de exposição e de risco.
A visita ao local de trabalho do trabalhador que lida com agrotóxicos é muito importante, pois permite verificar a adequação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (1).
Os EPIs mais comumente utilizados são: máscaras protetoras, óculos, luvas impermeáveis, chapéu impermeável de abas largas, botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental impermeável. Os EPIs necessários na utilização do agrotóxico estão indicados no receituário agronômico e nos rótulos dos produtos (2).
A lavagem dos EPIs deve ser feita usando luvas e separada das roupas da família. Também devem ser mantidos em locais limpos, secos, seguros e longe de produtos químicos (2).

 

 

SOF Relacionadas:
  1. Qual é a melhor forma da equipe de saúde realizar ações de promoção e prevenção de casos de intoxicação por agrotóxicos entre agricultores?
  2. Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos?
  3. Existe algum manual com orientações quanto a exposição a agrotóxicos?
  4. Quais as orientações que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) pode fornecer aos trabalhadores que manuseiam agrotóxicos?
  5. Quais os principais problemas de saúde dos trabalhadores que têm contato intenso com agrotóxicos utilizados em plantações de morango, uva, maçã e pêssego?
  6. Existe alguma relação entre exposição a agrotóxico e desenvolvimento de câncer?
  7. Quais são os principais sinais e sintomas de intoxicação por agrotóxicos que o Agente Comunitário de Saúde deve observar durante visitas domiciliares aos agricultores?
  8. Quais são os principais sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos?