Qual é a conduta mais indicada para coleta do citopatológico em mulheres com atrofia do epitélio vaginal?

Para realização do exame preventivo em padrão que garanta a qualidade dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citológico.
Por vezes, em decorrência do déficit estrogênico, a visualização da junção escamo-colunar e da endocérvix encontra-se prejudicada, assim como pode haver dificuldade no diagnóstico citopatológico devido à atrofia do epitélio. Nestes casos recomenda-se o uso de cremes de estrogênio intravaginal (dar preferência ao estriol, devido à baixa ocorrência de efeitos colaterais) por 7 dias antes do exame, aguardando um período de 3 a 7 dias entre a suspensão do creme e a realização da colheita do exame preventivo.
Na impossibilidade do uso do creme, a estrogenização pode ser feita através da administração oral de estrogênios conjugados por 07 a 14 dias (0,3mg/ dia), a depender da idade, inexistência de contraindicações e grau de atrofia da mucosa. Os medicamentos devem ser prescritos pelo médico(a) da unidade.

SOF relacionadas:
  1. Quais vantagens de se utilizar um espéculo descartável para coleta de citopatológico?
  2. Posso coletar exame citopatológico de colo de útero em gestantes?
  3. Instrumentos de coleta de citopatológico de colo uterino que melhoram a representatividade de células endocervicais na amostra estão relacionados a maior detecção de atipias celulares?
  4. Qual medicamento indicado para adequar o colo uterino à coleta do citopatológico em pacientes que necessitam de estrogenização, e por quanto tempo deve ser utilizado?
  5. Que ações poderiam aumentar a cobertura de exames citopatológicos de colo uterino, frente ao constrangimento das mulheres em realizar a coleta por profissional do sexo masculino (enfermeiro)?
  6. Qual orientação para coleta de citopatológico de colo de útero em mulheres virgens?
  7. Qual o procedimento adotar em mulheres que se recusam a realizar o exame de Papanicolau?
 

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério / Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno, No. 9). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf Acesso em: 27 out 2010.