Qual medicação utilizar nos casos de pulpotomia em dentes decíduos?

Para casos de pulpotomias de dentes decíduos o Agregado Trióxido Mineral (MTA) apresenta resultados clínicos e radiográficos significativamente mais satisfatórios, em relação aos demais materiais.  A preservação da vitalidade pulpar e indução da formação de dentina reparadora podem ser alcançadas com o uso do hidróxido de cálcio ou do MTA2. Na APS sugere-se a utilização do hidróxido de cálcio, pela disponibilidade do material, tendo certeza da não necrose da polpa.

Nos casos de pulpotomia também pode ser utilizado o sulfato férrico com eletrocauterização.3  Atualmente o imento Portland tem sido pesquisado com o mesmo objetivo4. Ainda existem controvérsias acerca do uso do Formocresol em pulpotomias de dentes decíduos devido à biocompatibilidade4.

Atributos da APS As equipes de saúde bucal devem garantir o acompanhamento odontológico das crianças na APS, visando à prevenção e ao tratamento de possíveis doenças bucais já instaladas. A Estratégia de Saúde da Família é um importante espaço para as ações de educação e prevenção em saúde bucal.