Qual o melhor método anticoncepcional para mulheres no período da perimenopausa?

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.
Revisão produzida por Kailas et al1, afirma que a escolha do método nesta fase de vida, da mesma forma que para mulheres mais jovens, deve ocorrer a partir da discussão entre o médico e a paciente quanto aos riscos e benefícios de cada método, levando em conta as necessidades e vontades da mulher.
Especial atenção deve ser dada ao fato de que neste período questões como irregularidade do ciclo menstrual, instabilidade vasomotora, a necessidade de prevenção de osteoporose e doença cardiovascular, assim como o risco aumentado de câncer ginecológico são mais prevalentes e devem fazer parte das considerações para a escolha do método anticoncepcional.
Importante ressaltar que o uso de anticoncepcional oral combinado pode ser continuado em mulheres saudáveis que não fumam até a idade da menopausa (50-55 anos)2.

 

Bibliografia Selecionada

  1. Kailas NA, Sifakis S, Koumantakis E. Contraception during perimenopause. Eur J Contracept Reprod Health Care. 2005 Mar;10(1):19-25.
  2. Zieman, M. Overview of contraception [Internet]. Waltham, MA: UpToDate; 2009 [cited 2009 Aug 21]. Disponível em: http://www.uptodate.com/patients/content/topic.do?topicKey=~k0V.MIxoqrxIq Acesso em: 21 agosto 2009.