Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos?

| 21 outubro 2009 | ID: sofs-3240
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

Segundo “Protocolo de Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos a Agrotóxicos“, produzido pelo Ministério da Saúde, é papel, não exclusivo, mas também do Agente Comunitário de Saúde (grau D):

No que diz respeito às atividades de promoção à saúde, estas devem ser organizadas de acordo com a realidade local, uma vez que há um grande número de diferentes agrotóxicos utilizados no Brasil (em 2005 existiam no país 470 ingredientes ativos de agrotóxicos, 572 produtos técnicos e 1.079 produtos formulados no mercado nacional) e a maioria das pequenas propriedades rurais utiliza, simultaneamente, mistura de produtos com características químicas e toxicológicas diferentes.
Desta forma, o ACS deve procurar informar os agricultores de que os agrotóxicos podem causar os mais diversos tipos de problemas de saúde que vão desde intoxicações aguda que podem levar à morte até doenças pulmonares crônicas ou câncer, só para citar alguns exemplos. Atividades educativas voltadas para intoxicações por tipos específicos de agrotóxicos podem ser pensadas pela equipe de saúde, caso a mesma julgue necessário.
A abordagem quanto ao uso de agrotóxicos deve ocorrer no sentido de desestimular o seu uso, o que é possível a partir da utilização de outras tecnologias, ambientalmente mais saudáveis.
Na impossibilidade do abandono do uso de agrotóxicos, algumas orientações devem ser reforçadas pelos ACS aos produtores responsáveis pela aplicação:

 

 


SOF Relacionadas:

  1. Qual é a melhor forma da equipe de saúde realizar ações de promoção e prevenção de casos de intoxicação por agrotóxicos entre agricultores?
  2. Existe algum manual com orientações quanto a exposição a agrotóxicos?
  3. Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?
  4. Quais as orientações que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) pode fornecer aos trabalhadores que manuseiam agrotóxicos?
  5. Quais os principais problemas de saúde dos trabalhadores que têm contato intenso com agrotóxicos utilizados em plantações de morango, uva, maçã e pêssego?
  6. Existe alguma relação entre exposição a agrotóxico e desenvolvimento de câncer?
  7. Quais são os principais sinais e sintomas de intoxicação por agrotóxicos que o Agente Comunitário de Saúde deve observar durante visitas domiciliares aos agricultores?
  8. Quais são os principais sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos?

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolo de Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos a Agrotóxicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_atencao_saude_trab_exp_agrotoxicos.pdf> Acesso em <02/fevereiro/2015>
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúe; 2002. (Cadernos de Atenção Básica. Programa Saúde da Família; Caderno No.5). Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_12.pdf> Acesso em <02/fevereiro/2015>