Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na Promoção de saúde bucal ?

Em relação às ações de saúde bucal, o agente de comunitário de saúde deve ser capacitado pelo cirurgião dentista para abordar aspectos da dieta, o momento e o método de higienização bucal do bebê, a introdução da escovação e uso de fluoretos. Deve-se esclarecer a importância do aleitamento materno, da construção da saúde bucal do bebê, a importância da dentição decídua, bem como a formação de lesões de cárie, os prejuízos associados à presença de hábitos inadequados (bico, mamadeira) e presença de sacarose em medicamentos e alimentos.
É de suma importância abordar as questões de saúde bucal da mãe, enfatizando a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações bucais apresentadas pela mesma. Também é importante, a abordagem e esclarecimentos dos possíveis mitos e crenças que essas gestantes possuam em relação a sua saúde bucal e como os hábitos de higiene e dieta da mãe podem influenciar o padrão de higiene e dieta do bebê. Estas abordagens podem ocorrer em visitas domiciliares, em centros comunitários e em abordagens de rua.

 

Recomendo leitura do caderno de atenção básica (Saúde Bucal) do Ministério da Saúde, disponível no site: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad17.pdf

Bibliografia Selecionada

  1. Pereira AC. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003.