Qual o produto utilizado para a desinfecção das máscaras de nebulização?

O Hipoclorito de Sódio a 2% tem sido indicado e bastante utilizado na desinfecção de artigos semi críticos por apresentar vantagens tais como menor custo, baixa toxicidade, fácil manuseio e ampla ação antimicrobiana. A concentração indicada para nebulizadores tem sido de 0,5% (5000 ppm) de cloro ativo, por 30 minutos”.
Conforme especificidade do produto, o hipoclorito de Sódio a 2% deve ser diluído em 3 litros de água, ou seja, para um litro de hipoclorito acrescentar mais 3 litros de água. O material a ser desinfetado deve estar totalmente submerso no desinfetante durante um período de 30 minutos. Os horários de início e término do processo devem, portanto, ser controlados.
O recipiente preconizado para a desinfecção deve ser de plástico rígido, considerando o poder oxidante das soluções desinfetantes, sendo contra indicado a utilização de recipiente metálico.
A capacidade do recipiente deve atender à quantidade de material a ser processado de modo que o mesmo permaneça totalmente submerso na solução. O recipiente deve conter ainda uma tampa que vede toda a superfície para evitar a volatilização do produto químico e, conseqüentemente, o comprometimento da desinfecção.