Que cuidados a mulher deve ter com suas mamas durante o período da gestação e da amamentação?

A preparação das mamas para o aleitamento materno, durante o período gestacional, envolve alguns cuidados, descritos abaixo:

  • orientar a gestante a usar sutiã durante a gestação;
  • recomendar banhos de sol nas mamas por 15 minutos, até dez horas da manhã ou após as 16 horas, durante a gravidez, ou banhos de luz com lâmpadas de 40 watts, a cerca de um palmo de distância;
  • esclarecer que o uso de sabões, cremes ou pomadas no mamilo deve ser evitado;
  • orientar que a expressão do peito (ou ordenha) durante a gestação para a retirada do colostro está contra-indicada.

O sucesso do aleitamento materno e conseqüente evitação de problemas com a mama durante este período também está relacionado ao adequado conhecimento quanto à posição da mãe e do bebê e à pega da região mamilo areolar.
No que diz respeito à posição, é importante respeitar a escolha da mulher, pois ela deverá se sentir confortável e relaxada. A amamentação pode acontecer nas posições sentada, deitada ou em pé. O posicionamento da criança deve ser orientado no sentido de garantir o alinhamento do corpo de forma a manter a barriga da criança junto ao corpo da mãe e, assim, facilitar a coordenação da respiração, sucção e deglutição.
A pega correta acontece quando o posicionamento é adequado e permite que a criança abra a boca de forma a conseguir abocanhar quase toda, ou toda, a região mamilo areolar. Desse modo, é possível garantir a retirada adequada de leite do peito capaz de proporcionar conforto para a mulher e adequado crescimento e desenvolvimento da criança.
No puerpério e durante o período em que mantiver o aleitamento materno duas outras recomendações, além das já citadas, podem contribuir para evitar problemas na mama:

  • estimular a amamentação freqüente: a criança que mama com freqüência vai ao peito com menos fome, com menos chance de sugar com força excessiva;
  • usar técnica adequada para interromper a mamada, que consiste em introduzir o dedo indicador ou mínimo pela comissura labial da boca do bebê, de maneira que o dedo substitua, por um momento, o mamilo.
SOF relacionadas:
  1. Quais recomendações devem ser dadas em relação ao “preparo das mamas”?
  2. Quais cuidados com as mamas devem ser repassados à gestante no pré-natal, principalmente quanto à exposição solar e estímulo mamário?

Bibliografia Selecionada

  1. Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ; (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno No. 5).
  2. Giugliani ERJ. Aleitamento materno: principais dificuldades e seu manejo. In: Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004. p. 232-9.