Que orientações o Agente Comunitário de Saúde pode repassar aos pacientes que sofrem de fibromialgia?

| 10 fevereiro 2010 | ID: sofs-3809
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

Fibromialgia é uma doença crônica que causa dor por todo o corpo. Afeta os músculos, tendões e ligamentos, resultando em dores difusas, fadiga e uma sensibilidade aumentada à dor.
Qualquer pessoa pode desenvolver fibromialgia, contudo, a doença afeta mais mulheres que homens. Na maior parte dos casos ocorre entre 35 e 60 anos de idade, mas pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo idosos e crianças.
Não existe cura para a fibromialgia e o tratamento busca o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida. Pode ser tratada com uma combinação de medicamentos, terapias complementares e mudanças no estilo de vida.
O ACS pode ter papel importante no manejo do paciente com fibromialgia, especialmente no que diz respeito a estimular as pessoas com a doença a buscar atendimento médico e promover mudanças no seu estilo de vida, como:

O programa envolve exercícios leves, como alongamentos e exercícios na água morna (como a hidroginástica), assim como exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas, andar de bicicleta e nadar.

Outra dica interessante é estimular a criação na comunidade de um grupo de convivência de pessoas com fibromialgia ou que sofrem de outras dores crônicas.


Bibliografia Selecionada:

  1. Fibromyalgia [Internet]. England: NHS Choices. 2008 [updated 2008 Jul 10; cited 2010 Feb 8]. Disponível em: http://www.nhs.uk/Conditions/Fibromyalgia/Pages/Introduction.aspx Acesso em: 10 fevereiro 2010.