Antibioticoterapia de curta duração parece eficaz para pneumonia adquirida na comunidade em crianças menores

| 23 jul 2014 | ID: poems-110

ICPC2: R81 Pneumonia

DeCS: Pneumonia/TU, Antibacterianos, criança, pré-escolar

Área Temática:

Questão Clinica:

Qual é a eficácia da antibioticoterapia de curta duração (três dias), em oposição a um curso mais longo (cinco dias) para pneumonia adquirida na comunidade não-grave em crianças de 2-59 meses?
Resposta Baseada em Evidência: A antibioticoterapia de curta duração é tão eficaz quanto um tratamento mais prolongado para pneumonia adquirida na comunidade não-grave em crianças de 2-5 anos. As taxas de cura clínica, falha do tratamento e a recidiva foram semelhantes nos dois grupos. Diferentes durações tanto da amoxicilina quanto do cotrimoxazol obtiveram resultados semelhantes.

Alertas:

Estes resultados devem ser interpretados com cautela, porque são limitados pelo pequeno número de estudos disponíveis sobre o tema.
Contexto: A pneumonia é a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos. A duração recomendada do tratamento varia entre 7 e 14 dias, mas isto não é baseado em evidências empíricas. Uma menor duração do tratamento, se efetiva, pode ser particularmente importante em contextos de escassez de recursos, onde exista um alto risco de morte, pouco acesso a medicamentos e cuidados de saúde, e orçamentos limitados para os medicamentos.

Referencia

Haider BA et al. Short-course versus long-course antibiotic therapy for non-severe community-acquired pneumonia in children aged 2 months to 59 months. Cochrane Reviews 2008, Issue 1. Art. No.: CD005976. DOI:10.1002/14651858. Disponível em http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD005976 NEsta revisão incluiu 3 estudos envolvendo 5.762 pacientes Brian R McAvoy. Short-course antibiotic therapy appears effective for community-acquired pneumonia in young children. PEARLS n º 86, agosto de 2008. Disponível em http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/86_short-course%20antibiotic%20young%20children.pdf Acesso em 25/10/2010

Comentários:

Dois fatores principais devem ser levados em conta ao se considerar os resultados desta revisão: o menor custo do tratamento, com consequências para o Sistema Público de Saúde e para o orçamento familiar; e a maior adesão ao tratamento, tendo em vista que a administração supervisionada pelo cuidador e a resistência na aceitação oral são especificidades da infância. É fundamental, neste caso, a definição clara do que é uma pneumonia “não-grave” em crianças, antes de se considerar o tratamento de curta duração. Somente um profissional de saúde está apto a definir o que é um quadro de pneumonia comunitária não-grave em crianças. Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, outubro 2010.

Data de acesso:

200220020725

Endereço:

http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/86_short-course%20antibiotic%20young%20children.pdf

Número, Data e Autoria: