Associar vitamina C à reposição de ferro não é melhor do que ferro apenas para anemia por deficiência de ferro

Área Temática

Questão Clínica

A suplementação oral de vitamina C associada à reposição de ferro é mais eficaz do que a reposição oral de ferro isoladamente em adultos com anemia ferropriva?

Resposta Baseada em Evidência

Este ensaio clínico randomizado não encontrou diferença, após 3 meses, no nível de hemoglobina ou de ferritina sérica em adultos com anemia ferropriva que foram tratados com ferro oral e vitamina C ou apenas com ferro oral.

Alertas

Contexto

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil). Mas esta conduta não encontra respaldo neste ensaio clínico randomizado, de centro único, open-label, realizado em um hospital universitário chinês com 440 adultos (exceto gestantes) com anemia ferropriva e com 18 anos ou mais. Os participantes receberam aleatoriamente (atribuição de alocação oculta) succinato ferroso (100 mg) mais vitamina C (200 mg), ou 100 mg de succinato ferroso apenas, a cada 8 horas, 1 hora após as refeições. Os pacientes foram tratados por 3 meses e avaliados com hemograma completo a cada 2 semanas por 2 meses; o metabolismo do ferro foi avaliado na semana 8. A maioria dos pacientes (98%) completou o tempo de seguimento. O desfecho primário foi a mudança no nível de hemoglobina após 2 semanas de tratamento. Os desfechos secundários incluíram a mudança na porcentagem de reticulócitos após 2 semanas de tratamento, o aumento da hemoglobina após 4 semanas de tratamento, o aumento da ferritina sérica após 8 semanas de tratamento e eventos adversos. Na análise de intenção de tratar, nenhuma diferença significativa entre os grupos ocorreu no desfecho primário ou nos secundários.

Comentários sobre a aplicabilidade do estudo para APS no contexto do SUS, sob o ponto de vista clínico, de gestão da saúde e para o público em geral

A maior parte dos textos brasileiros mais recentes já não trazem a recomendação de repor ferro junto a alimentos ricos em vitamina C. Mas algumas pessoas podem acessar textos mais antigos, como o manual de condutas gerais do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (2013) e encontrar essa recomendação. Deve-se então estar atento às novas evidências, evitando intervenções desnecessárias (prevenção quaternária).

Referências bibliográficas

Li N, Zhao G, Wu W, et al. The efficacy and safety of vitamin C for iron supplementation in adult patients with iron deficiency anemia. A randomized clinical trial. JAMA Netw Open 2020;3(11):e2023644. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2772395