Intervenções de mídia de massa são eficazes na mudança do comportamento de fumar?

| 10 dez 2014 | ID: poems-82

Área Temática:

Questão Clinica:

O quanto são eficazes as intervenções de mídia de massa (IMMs) na redução do tabagismo entre os adultos?
Resposta Baseada em Evidência: Programas abrangentes de controle do tabaco, que incluem campanhas de mídia de massa podem ser eficazes na mudança do comportamento de fumar em adultos, mas é difícil estabelecer o seu papel independente e seu valor real nesse processo. Cinco grandes estudos dos nove que relataram a prevalência de tabagismo encontram algumas mudanças positivas sobre o comportamento de fumar. Em três grandes estudos, dos sete que medem a quantidade de tabaco fumado, foram encontradas reduções. Não houve relação consistente entre os efeitos da campanha e idade, instrução, etnia ou gênero dos participantes.

Alertas:

As evidências vêm de um grupo heterogêneo de estudos, de qualidade metodológica variável. Mais da metade dos estudos que mediram os índices de abandono relataram aumentos significativos na abstinência, mas esse foi um achado difícil de interpretar, porque os estudos utilizaram diferentes definições de fumar, de fumantes e de recaídas. A intensidade e a duração das IMMs podem ter influencia na eficácia, mas a duração do acompanhamento e a presença de eventos simultâneos na comunidade podem tornar isto difícil de verificar.
Contexto: Cerca de 1,1 bilhão de adultos, ou um em cada três no mundo inteiro, fumam atualmente. IMMs envolvem a comunicação através da televisão, rádio, jornais, outdoors, cartazes, folhetos e livretos, com a intenção de incentivar os fumantes a parar, e de manter a abstinência em não-fumantes. Campanhas podem ser locais, regionais ou nacionais, e pode ser combinadas com outros componentes de uma política global de controle do tabaco.

Referencia

Bala M et al. Mass media interventions for smoking cessation in adults. Cochrane Reviews 2008, Issue 1. Art. No.: CD004704. DOI: 10.1002/14651858.CD004704.pub2. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD004704

Esta revisão inclui 11 estudos envolvendo muitos milhões de participantes. Os locais incluíram Califórnia, Sydney e Melbourne.

McAvoy, Brian R. Mass media interventions are effective in changing smoking behaviour. PEARL No. 69, junho de 2008. Disponível em: http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/69_mass%20media%20smoking%20behaviour.pdf

Comentários:

As evidências vêm de encontro ao enrijecimento da política nacional anti-fumo, e as estratégias podem ser combinadas para reduzir a quantidade de fumantes no Brasil. Os gestores devem pensar em campanhas de mídia que atinjam suas respectivas populações de referência.

O Instituto Nacional do Câncer – Inca – promove capacitações para equipes que desejem ajudar pacientes a parar de fumar. A capacitação ocorre em parceria com as Secretarias de Saúde. Maiores informações podem ser obtidas em http://www1.inca.gov.br/tabagismo/

A ação inclui abordagem em grupos, e capacita o profissional para prescrição de reposição de nicotina ou ansiolíticos, de acordo com o nível de dependência do fumante. Após o curso, o profissional está apto a receber estes medicamentos na Unidade Básica de Saúde.

Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Data de acesso:

201020100724

Endereço:

http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/69_mass%20media%20smoking%20behaviour.pdf

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