Contato

Segunda Opinião Formativa

1)  O que é a Segunda Opinião Formativa na BVS APS?

A Segunda Opinião Formativa (SOF) no contexto da BVS APS é uma fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde (APS).  As SOF são originadas de teleconsultorias que tratam de assuntos relevantes para o SUS e com possibilidade de responder a dúvidas e necessidades de outros trabalhadores da saúde, com vistas à ampliação da capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes.

As SOF são elaboradas pelos Núcleos de Telessaúde (NT) seguindo uma estrutura definida que organiza o conteúdo, passam por um processo de revisão por um profissional com experiência na atenção primária à saúde (APS), e por fim são indexadas e publicadas na BVS APS.

A coleção, portanto, é composta por perguntas e dúvidas originadas pelas Equipes de Saúde da Família vinculadas aos Pontos de Telessaúde em funcionamento no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. E, pode ser considerada como um exemplo de “tradução do conhecimento” já que sintetiza a melhor evidência disponível e apoia os profissionais da saúde nas questões práticas diárias.

2)  Como as SOF são produzidas e publicadas na BVS APS?

A produção e publicação das SOF na BVS APS segue uma metodologia que envolve etapas, fluxos de produção e características específicas para estruturação de conteúdo.

Etapas e fluxo de produção

1– Seleção das perguntas, dúvidas clínicas ou dúvidas relacionadas ao processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde, oriundas do serviço de teleconsultoria prestado pelos Núcleos de Telessaúde no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. A seleção deve ser feita com base na relevância e pertinência da pergunta ou dúvida para a atenção primária em saúde e Equipes de Saúde da Família do SUS.

2– Produção da resposta estruturada pelos Núcleos de Telessaúde, de acordo com os Termos de Referência, com indicação da bibliografia consultada e nível de evidência da resposta. Importante evidenciar os resultados e indicações de diretrizes clínicas, revisões sistemáticas e outros estudos de melhor nível de evidência disponível. Tanto na pergunta como na resposta, o anonimato (do paciente, da pessoa ou grupo de pessoas envolvidas no caso) deve ser mantido.

3 – Envio das perguntas e respostas baseadas em evidências para BIREME para revisão e validação, com base em critérios de pertinência e relevância para APS, assim como clareza e completeza da resposta, e seguimento dos termos de referência definido.

O processo de revisão e avaliação é realizado por consultor contratado pelo Projeto BVS APS, com especialidade em Medicina de Família e Comunidade, externo ao Núcleo de Telessaúde responsável pela autoria da pergunta e resposta. As perguntas e respostas aprovadas são encaminhadas para publicação na BVS APS e Portal Telessaúde. As perguntas não aprovadas ou indicadas para revisão são devolvidas ao Núcleo de Telessaúde responsável.

4– Envio da pergunta e resposta avaliadas para publicação na BVS APS.

5– Publicação da pergunta e resposta na BVS APS com indexação do conteúdo, link para as referências usadas e atualização dos índices de pesquisa da BVS APS.

3) Como é estruturado o conteúdo de uma SOF na BVS APS?

A SOF na BVS APS segue uma estrutura definida de conteúdo composta pelos seguintes elementos:

Campo 1 – Pergunta
É a pergunta ou dúvida que foi respondida, sem mencionar nomes de pacientes ou pessoas. Deve ser o mais direta possível, evitar uso de siglas e formas abreviadas.

Campo 2 – A resposta baseada em evidências
A resposta sintetizada, mas completa, deve incluir a força da recomendação usando os critérios elaborados pelo Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). Deve ser explicada a opção tomada e as evidências que a embasam, indicando as referências bibliográficas dos principais estudos que definiram a opinião de resposta.

Campo 3 – Bibliografia
Referências bibliográficas dos estudos ou fontes que embasaram a resposta.

Campo 4 – Profissional solicitante
Indicação da categoria do profissional que fez a pergunta ou que submeteu a dúvida ou para quem se aplica.
Exemplo: médico, enfermeiro, dentista, agente comunitário, gestor, outro.

Campo 5 – Descritores
Descritores ou termos utilizados para indexação e recuperação das perguntas e respostas pelos sistemas de busca de informação. Para as perguntas e respostas utilizam-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e os Descritores CIAP2 da Classificação Internacional de Atenção Primária.

Exemplo:
Descritores DeCS: Varicela
Descritores CIAP2: A72 Varicela

Campo 6 – Responsabilidade/Autor
Nome do responsável ou da Equipe responsável pela Segunda Opinião Formativa.

Campo 7 - Data da publicação
Data da publicação da resposta na BVS APS. Este dado será gerado no momento de publicação da pergunta na BVS APS.

4)  Quais são os temas tratados na SOF da BVS APS?

As áreas temáticas da SOF na BVS APS abrangem perguntas e repostas relacionadas com:

- Apoio ao Diagnóstico
- Apoio ao Tratamento
- Cuidados de Enfermagem
- Cuidados Primários de Saúde
- Processo de Trabalho na APS
- Promoção da Saúde
- Saúde Bucal
- Saúde da Criança
- Saúde da Mulher
- Saúde do Homem
- Saúde do Idoso
- Saúde do Jovem e Adolescente
- Saúde Mental
- Sinais e Sintomas

Veja a definição das áreas temáticas

5)  Quem pode submeter uma SOF para publicação na BVS APS?

Apenas os Núcleos Técnico-Científicos de Telessaúde (NT) pertencentes ao Programa Telessaúde Brasil Redes podem submeter uma SOF para publicação na BVS APS.

6)  Como submeter uma SOF para publicação na BVS APS?

Os Núcleos Técnico-Científicos podem enviar a SOF preenchendo o formulário Submissão de SOF para a BVS APS .

7)  Toda teleconsultoria pode ser transformada em SOF?

É importante ressaltar que, a Segunda Opinião Formativa é decorrente de uma Teleconsultoria, mas nem toda Teleconsultoria gera uma Segunda Opinião Formativa. Assim, para que uma Teleconsultoria possa ser considerada como uma potencial SOF, ela deve apresentar as seguintes características:

a)  Assunto relevante e abrangente à APS, podendo ser de caráter clínico (ex. HAS, DM, asma, DPOC, dengue, puericultura, etc) ou sobre processos de trabalho e legislação (agendamento, legislação ESF, NASF, etc).
Assim, as questões relacionadas com os problemas comuns de saúde; relações entre os indivíduos, suas famílias e comunidades; processo de trabalho das ESF; casos clínicos de pacientes e questões de saúde complexas e interdisciplinares são as efetivas candidatas a SOF.

b)  Situações de saúde bem definidas, uma vez que é difícil criar uma SOF com situações muito complexas e específicas (por exemplo: paciente de 53 anos, HAS em uso de tais medicações, com exames tais, devo trocar tal medicamento?).

c)  Adequação de linguagem para o público que se propõe (ex. médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, pacientes?).

d)  Referências bibliográficas contendo indicação de pelo menos, um livro de APS e uma referência internacional, exceto em questões específicas (ex. NASF). Ainda assim, trabalho em equipe multidisciplinar possui muita literatura no exterior. Além disso, referências devem ser atualizadas (últimos 5 anos).

e)  Parágrafo inicial curto respondendo a dúvida, de forma objetiva e direta; parágrafos complementares ampliando a discussão do assunto, (solicitante lê se quiser), relação com atributos da APS, etc conforme recomenda o Manual de Telessaúde para Atenção Básica (leitura recomendada).

f)  Indicação do grau de evidência e nível de recomendação usando os critérios elaborados pelo Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

8) Como disponibilizar a SOF da BVS APS em outros sites?

A página das SOF na BVS APS disponibiliza o serviço de Really Simple Syndication (RSS) feeds, permitindo que as perguntas e respostas publicadas sejam compartilhadas em outros sites, facilitando assim a leitura atualizada sempre que um novo conteúdo for publicado na BVS APS.

Saiba mais:

- Fluxo de produção de SOF (pdf)
- Termo de Referência para submissão de SOF (pdf)
- Manual de Telessaúde para Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde (pdf)
- Apresentação – Produção e publicação de SOF na BVS APS, reunião de Coordenação Nacional do Telessaúde em 12 de agosto de 2015 (pdf)