Como está estruturada a SOF?

A SOF tem uma estrutura definida de conteúdo composta pelos seguintes elementos:

Campo 1 – Pergunta
Representa a pergunta ou dúvida que foi respondida, sem mencionar nomes de pacientes ou pessoas. Deve ser reformulada a partir da dúvida/pergunta da teleconsultoria, o mais direta e curta possível, evitar uso de siglas e formas abreviadas. Tamanho máximo sugerido: 1 linha

Campo 2 – A resposta baseada em evidências
A resposta à pergunta deve ser apresentada já no primeiro parágrafo. As informações complementares podem vir a seguir, mas apenas aquelas que ajudam para o entendimento do caso. A resposta deve ser explicada de acordo com as evidências que a embasam. Não necessariamente precisa fazer citação de autores na resposta, basta indicar o número da referência da evidência aplicada. O texto da resposta pode dividir as informações em subtítulos, se necessário. É muito importante que a linguagem e o conteúdo da resposta sejam apropriados à categoria profissional a qual vai dirigida a resposta. Evite siglas e formas abreviadas. É possível incluir quadros, tabelas, imagens para facilitar a sistematização da resposta. Tamanho máximo sugerido: 1 página (4 parágrafos)

Campo 3 – Categoria da evidência
A resposta sintetizada, mas completa, deve incluir a força da recomendação. Deve ser explicada a opção tomada e as evidências que a embasam, indicando as referências bibliográficas dos principais estudos que definiram a opinião de resposta.

Campo 4 – Bibliografia aplicada
Referências bibliográficas da evidência que embasou a resposta (padrão Vancouver). Incluir somente a evidência de fato utilizada, a qual deve ser atualizada, adequada ao contexto do SUS e a de maior grau de evidência disponível. A SOF não requer de uma revisão da literatura. Uma outra SOF já publicada na BVS APS pode ser citada como referência. E sempre que possível indicar o link para o texto completo da evidência citada. Número máximo sugerido: 3 referências

Campo 5 – Profissional solicitante

Categoria do profissional que solicitou a teleconsultoria. Isto significa que a resposta deve ser elaborada com linguagem apropriada (técnica) ao tipo de categoria profissional indicado. Exemplo: médico, enfermeiro, dentista, agente comunitário, gestor, outro.

Campo 6 – Temática/assunto
Indicar os descritores e/ou termos que representam a área temática e o assunto da SOF:
– Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH)
– Descritores CIAP2 da Classificação Internacional de Atenção Primária.
– Áreas Temáticas (ver a lista)

Exemplo:
Descritores DeCS: Varicela
Descritores CIAP2: A72 Varicela

Campo 7 – Responsabilidade/Autoria
Nome completo do Teleconsultor/Telerregulador/Núcleo Telessaúde responsável pela elaboração da SOF

Campo 8 – Data da publicação
Data da publicação da SOF na BVS APS. Este dado será gerado no momento de publicação da SOF na BVS APS.