Governos de todo o mundo produzem grandes quantidades de dados relevantes para políticas públicas. Entretanto, raramente esses dados se transformam em informações úteis à tomada de decisões a respeito de questões de alta complexidade que marcam a atualidade e que exigem intervenções baseadas em evidências e orientadas para resultados. Por outro lado, a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas, projetos e políticas públicas são processos que exigem informações. Nesse contexto, a iniciativa SmarlLab surgiu para construir conhecimento relevante para políticas públicas de promoção do trabalho decente com o uso de um recurso público de baixíssimo custo: dados públicos abertos. A iniciativa conjunta do MPT e da OIT Brasil deu origem à Plataforma SmartLab, que tem fortalecido a cooperação com organizações governamentais, não-governamentais e internacionais que atuam na promoção dessa agenda e que precisam de informações para tomar decisões sobre as ações que desenvolvem. Por meio de Observatórios Digitais, a plataforma beneficia também a comunidade científica, que passa a ter acesso a informações com facilidade sem precedentes para pesquisa. Além disso, o fluxo público de informações para tomada de decisões baseadas em evidências e orientadas para resultados beneficia a sociedade civil em geral. A Iniciatvia SmartLab, como um fórum multidisciplinar de fomento da gestão transparente de políticas públicas, funda-se no conceito de prática inteligente. Por definição, uma prática inteligente (smart practice) aproveita uma oportunidade latente de gerar valor público gratuitamente ou com baixíssimo custo, de forma replicável e com recursos que em geral as organizações já possuem, na lógica da obtenção de algo a custo tendente a zero - "something-for-nothing". Dados públicos disponíveis e que não são utilizados em todo o seu potencial têm, quando disponíveis, baixíssimo ou nenhum custo de aproveitamento. Por outro lado, tecnologias abertas (open source) e gratuitas podem auxiliar na transformação do dado em informação e a informação em conhecimento que possa ser consumido, compreendido e utilizado. A iniciativa Smartlab permite o mapeamento de déficits de trabalho decente em todas as suas dimensões por meio de um esforço colaborativo de pesquisa e gestão do conhecimento, com ênfase em disciplinas como direito, sociologia, estatística, demografia, economia, econometria e ciência de dados.
Autor(es): Brasil. Conselho Nacional do Ministério Público Originador(es): Organização Internacional do Trabalho, Brasil. Ministério Público do TrabalhoSmartlab: promoção do trabalho decente guiada por dados
Recurso adicionado em:
01/12/2020
Objetivo:
A Iniciatvia SmartLab, como um fórum multidisciplinar de fomento da gestão transparente de políticas públicas, funda-se no conceito de prática inteligente. Por definição, uma prática inteligente (smart practice) aproveita uma oportunidade latente de gerar valor público gratuitamente ou com baixíssimo custo, de forma replicável e com recursos que em geral as organizações já possuem, na lógica da obtenção de algo a custo tendente a zero - "something-for-nothing".
Idiomas disponíveis:
Português