Perguntas e respostas sobre as SOF

Quem produz as SOF?

Todas as SOF são originadas de Teleconsultorias atendidas pelos Núcleos de Telessaúde do Programa Telessaúde Brasil Redes. Portanto, são estes Núcleos que produzem as SOF e submetem para avaliação e possível publicação na BVS APS.

Como submeter uma SOF?

Os Núcleos de Telessaúde cadastrados devem enviar as SOF através do Sistema Trello. Os Núcleos podem solicitar a criação de usuário no Trello para BIREME:   abdalave@paho.org ou alvesma@paho.org

Toda teleconsultoria pode ser transformada em SOF?

É importante ressaltar que, a SOF é decorrente de uma Teleconsultoria, mas nem toda Teleconsultoria gera uma SOF. Assim, para que uma Teleconsultoria possa ser considerada como uma potencial SOF, ela deve apresentar as seguintes características:

a)  Assunto relevante e abrangente à APS, podendo ser de caráter clínico (ex. HAS, DM, asma, DPOC, dengue, puericultura, etc) ou sobre processos de trabalho e legislação (agendamento, legislação ESF, NASF, etc).
As questões relacionadas com os problemas comuns de saúde; relações entre os indivíduos, suas famílias e comunidades; processo de trabalho das ESF; casos clínicos de pacientes e questões de saúde complexas e interdisciplinares são as efetivas candidatas a SOF.

b)  Situações de saúde bem definidas, uma vez que é difícil criar uma SOF com situações muito complexas e específicas.
Exemplo: paciente de 53 anos, HAS em uso de tais medicações, com exames tais, devo trocar tal medicamento?

c)  Adequação de linguagem para o público que se propõe (ex. médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, pacientes).

d)  Referências bibliográficas contendo indicação de pelo menos um da APS e uma referência internacional, exceto em questões específicas (ex. NASF). Ainda assim, trabalho em equipe multidisciplinar possui muita literatura no exterior. Além disso, referências devem ser atualizadas (últimos 5 anos), e no máximo 4 referências, se possível.

e)  Parágrafo inicial curto respondendo a pergunta/dúvida, de forma objetiva e direta; parágrafos complementares ampliando a discussão do assunto, (solicitante lê se quiser), relação com atributos da APS, etc conforme recomenda o Manual de Telessaúde para Atenção Básica (leitura recomendada).

f)  Indicação do grau de evidência e nível de recomendação usando os critérios elaborados pelo Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). – Nota: este elemento do conteúdo está sendo revisado.

Como disponibilizar a SOF em outros sites?

A BVS APS disponibiliza o serviço de Really Simple Syndication (RSS) feeds, permitindo que as SOF publicadas sejam compartilhadas em outros sites, facilitando assim a leitura atualizada sempre que um novo conteúdo for publicado na BVS APS.