Quem produz as SOF?
Todas as SOF são originadas de Teleconsultorias atendidas pelos Núcleos de Telessaúde do Programa Telessaúde Brasil Redes. Portanto, são estes Núcleos que produzem as SOF e submetem para avaliação e possível publicação na BVS APS.
Como submeter uma SOF?
Os Núcleos de Telessaúde cadastrados devem enviar as SOF através do Sistema Trello. Os Núcleos podem solicitar a criação de usuário no Trello para BIREME: abdalave@paho.org ou alvesma@paho.org
Toda teleconsultoria pode ser transformada em SOF?
É importante ressaltar que, a SOF é decorrente de uma Teleconsultoria, mas nem toda Teleconsultoria gera uma SOF. Assim, para que uma Teleconsultoria possa ser considerada como uma potencial SOF, ela deve apresentar as seguintes características:
a) Assunto relevante e abrangente à APS, podendo ser de caráter clínico (ex. HAS, DM, asma, DPOC, dengue, puericultura, etc) ou sobre processos de trabalho e legislação (agendamento, legislação ESF, NASF, etc).
As questões relacionadas com os problemas comuns de saúde; relações entre os indivíduos, suas famílias e comunidades; processo de trabalho das ESF; casos clínicos de pacientes e questões de saúde complexas e interdisciplinares são as efetivas candidatas a SOF.
b) Situações de saúde bem definidas, uma vez que é difícil criar uma SOF com situações muito complexas e específicas.
Exemplo: paciente de 53 anos, HAS em uso de tais medicações, com exames tais, devo trocar tal medicamento?
c) Adequação de linguagem para o público que se propõe (ex. médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, pacientes).
d) Referências bibliográficas contendo indicação de pelo menos um da APS e uma referência internacional, exceto em questões específicas (ex. NASF). Ainda assim, trabalho em equipe multidisciplinar possui muita literatura no exterior. Além disso, referências devem ser atualizadas (últimos 5 anos), e no máximo 4 referências, se possível.
e) Parágrafo inicial curto respondendo a pergunta/dúvida, de forma objetiva e direta; parágrafos complementares ampliando a discussão do assunto, (solicitante lê se quiser), relação com atributos da APS, etc conforme recomenda o Manual de Telessaúde para Atenção Básica (leitura recomendada).
f) Indicação do grau de evidência e nível de recomendação usando os critérios elaborados pelo Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). – Nota: este elemento do conteúdo está sendo revisado.
Como disponibilizar a SOF em outros sites?
A BVS APS disponibiliza o serviço de Really Simple Syndication (RSS) feeds, permitindo que as SOF publicadas sejam compartilhadas em outros sites, facilitando assim a leitura atualizada sempre que um novo conteúdo for publicado na BVS APS.