A Segunda Opinião Formativa (SOF) no contexto da BVS APS é uma fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde (APS).
As SOF são originadas de teleconsultorias que tratam de assuntos relevantes para o SUS e com possibilidade de responder a dúvidas e necessidades de outros trabalhadores da saúde, com vistas à ampliação da capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes.
As SOF são elaboradas pelos Núcleos de Telessaúde (NT) seguindo uma estrutura definida que organiza o conteúdo, passam por um processo de revisão por um profissional com experiência na atenção primária à saúde (APS), e por fim são indexadas e publicadas na BVS APS.
A coleção, portanto, é composta por perguntas e dúvidas originadas pelas Equipes de Saúde da Família vinculadas aos Núcleos de Telessaúde em funcionamento no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. E, pode ser considerada como um exemplo de “tradução do conhecimento” já que sintetiza a melhor evidência disponível e apoia os profissionais da saúde nas questões práticas diárias.
Saiba mais:
– Apresentação geral sobre SOF: antecedentes, fluxo de produção, critérios de avaliação, indicadores de acesso (pdf)
– Fluxo de produção de SOF (pdf)
– Termo de Referência para submissão de SOF (pdf)
– Template – Elaboração de SOF (doc)
– Manual de Telessaúde para Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde (pdf)