Quais as contra-indicações para o uso de Ácido Acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares?

De acordo com o Clinical Knowledge Summaries a única contraindicação (relativa) para uso de AAS a pacientes com indicação de seu uso devido a alto risco cardiovascular, tanto para prevenção primária como para prevenção secundária, relacionada à sexo ou faixa etária, diz respeito à pacientes com idade inferior a 16 anos.
Nestes raros casos a prescrição só deve ocorrer após avaliação de especialista focal 1.
Embora não haja outras contraindicações quanto ao uso do AAS, relacionados a sexo e faixa etária, na prática ocorre que ambos são fatores que influenciam na indicação da prescrição de AAS.
Ser homem e ser idoso estão associados com maiores riscos cardiovasculares, o que torna estes grupos mais sujeitos à prescrição de AAS.
Por outro lado, idosos costumam ter mais multi-morbidades, fazem uso de mais medicações e estão mais sujeitos a efeitos adversos gastrointestinais, o que pode ser um limitante para o uso do AAS.

SOF relacionadas:

  1. O uso concomitante de AAS reduz o tempo para início do efeito antidepressivo da Fluoxetina?
  2. Qual a melhor opção para prevenção secundária de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico: Ácido Acetilsalicílico ou Clopidogrel?
  3. O uso de cilostazol apresenta melhora sintomática comprovada para pacientes com doença arterial periférica? E o AAS?
  4. Há indicação do uso de ácido acetil salicílico (AAS) para gestantes com risco de pré-eclâmpsia?
  5. AAS X AAS + Clopidogrel. Qual o melhor tratamento para prevenção secundária do AVC isquêmico?
  6. Qual a dose ideal de Ácido Acetilsalicílico (AAS) para prevenção primária ou secundária de eventos cardiovasculares?