Contato

RSS Latest Questions (SOF)

  • Qual anestésico local indicado para pacientes gestantes, hipertensos e diabéticos?
    A anestesia local mais indicada para gestantes é a lidocaína 2% com o vasoconstritor epinefrina, na concentração 1:100.000(1,2). Deve-se utilizar no máximo dois tubetes (3,6 ml) por sessão, usando sempre seringa anestésica com refluxo, de forma a evitar injeções intravasculares(2,3).
  • Qual conduta adotar para paciente infantil com múltiplas lesões de cárie de mamadeira?
    Além da utilização inteligente do flúor gel ou verniz com flúor para remineralização das lesões, preconiza-se, quando necessário, a utilização de cimentos de ionômero de vidro como material adequador do meio bucal e o agente cariostático, para paralisação das lesões cariosas. A reabilitação bucal só deve ser realizada após o controle da cárie rampante (1,2).
  • O excesso de peso pode dificultar a mulher a engravidar?
    A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo. Em mulheres obesas são comuns manifestações como menstruações irregulares e os ciclos anovulatórios o que pode contribuir para diminuir a fertilidade.(1,2,5)
  • Como orientar o paciente na prevenção de escabiose?
    O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC). Caso não […]